Prefeitura de Juruaia - Prefeitura de Juruaia realiza II Conferência Antidrogas

Categoria -> Saúde

Prefeitura de Juruaia realiza II Conferência Antidrogas
Publicado Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017

A Prefeitura Municipal de Juruaia, por meio do Conselho Municipal AntiDrogas (Comad), realizou nesta terça-feira (26) a II Conferência Municipal AntiDrogas. O tema trabalhado neste ano é “Políticas AntiDrogas para a Juventude” e contou com palestras do Presidente do Conselho Alison Luiz Nicanor da Silva, do Sargento Moisés Messias Vilanova Alburquerque, da farmacêutica Sônia Ribeiro e também do fisioterapeuta Aloísio Correia de Oliveira.

Durante as palestras, foram discutidos os programas já existentes em Juruaia e maneiras de integrar a temática nesses serviços. Após as palestras foi dado o depoimento de um ex usuário de drogas, em que na ocasião expôs suas dificuldades e conflitos que se envolveu diante do uso ilícito de drogas.

Aconteceu também a discussão de eixos temáticos, nos quais foram expostos ao final da Conferência como, por exemplo, a analisa da viabilidade de implementação da guarda municipal e a instalação de monitoramento em parceria com as instituições privadas. Alternativas de conscientização da população sobre a importância da denúncia, sensibilizando a população através de orientações e palestras em mais bairros visando atingir maior número de pessoas.

Também foram discutidas formas de entretenimento para adolescentes, e o apoio psicossocial aos familiares de usuários de drogas. A contratação de uma policial feminina para revista e o grupo feito em um aplicativo de celular, o WhatsApp, como forma de compartilhar informações foram temas debatidos durante a Conferência.

Tais discussões são de grande importância para o município, pois as diretrizes e práticas que podem virar políticas públicas saem dessas conferências. “As políticas públicas não podem sair só do governo, a população também precisa participar. O município tem que discutir as suas diretrizes e está fazendo isso”, explica o prefeito municipal, Claudeci Divino de Araújo.