Prefeitura de Juruaia, 26 de junho de 2019

Vigilância em Saúde alerta população sobre a dengue: 3 casos foram confirmados

Publicado, sexta, 24 de maio de 2019 / por :Lucineia Vieira

De sete casos suspeitos de dengue em Juruaia, foram confirmados esta semana, três casos. Destes, dois casos são de pessoas que estavam em viagem nas últimas semanas, podendo ter sido contaminadas em outras cidades. Vale lembrar que o último registro de dengue na cidade foi em 2016.

Apesar de ser um número pequeno em comparação as cidades da região, a Vigilância em Saúde pede que a população continue colaborando na prevenção da proliferação do mosquito não deixando água parada em quintais, recipientes, embalagens, etc. A maior reclamação recebida pelo departamento é de lixo jogado em terrenos baldios, por isso pede-se aos moradores que evitem essa prática.

Na semana passada, quando foram detectadas apenas as suspeitas, a Vigilância realizou o bloqueio com aplicação de veneno que mata o mosquito onde os casos foram notificados.

Os funcionários do Departamento de Epidemiologia têm percorrido os bairros da cidade e fazendo uma fiscalização detalhada de locais suspeitos de ter o foco do mosquito Aedes Aegypti, mas nada foi encontrado.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO

A maneira de evitar a dengue é eliminar qualquer foco de água parada no qual o mosquito possa se reproduzir. Todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho de modo que consigam manter o ambiente sempre limpo e longe de qualquer possibilidade de acúmulo de água. Como medida de proteção individual sugere-se ainda o uso de repelentes, e telas nas janelas, camas e berços.

Geralmente, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito. Entre os mais comuns da Dengue estão a febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas articulações e atrás dos olhos; além de manchas vermelhas pelo corpo e coceira.

Inicialmente é realizada a identificação da suspeita de caso a partir de sinais/sintomas e exame físico do paciente. A confirmação do diagnóstico é realizada através de exames laboratoriais específicos.

Não existe tratamento específico contra o vírus, apenas para aliviar os sintomas e aliviar o agravamento da doença, como repouso, ingestão de líquidos e remédios sob prescrição médica.