Prefeitura de Juruaia, 20 de novembro de 2019
Horário de Atendimento das 07:00 as 16:00 - Telefone: (35) 3553-1211

DEPARTAMENTO DE SAÚDE ALERTA: CUIDADO COM O SARAMPO

Publicado, quarta, 24 de julho de 2019 / por :Lucineia Vieira

Procure o Centro de Especialidades, das 7 às 16h, para atualizar sua caderneta de vacinação e evitar doenças como o Sarampo.

Podem receber duas doses da vacina: crianças de 1 ano, 1 ano e 3 meses; adultos até 30 anos; para receber uma dose a idade é de 30 a 50 anos.

Sintomas

Os sintomas iniciais são:

febre acompanhada de tosse persistente;

irritação ocular;

coriza e congestão nasal;

mal estar intenso.

Após estes sintomas há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. A doença pode ser grave, atacando o sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte.

Transmissão

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

Prevenção

A única forma de prevenção é a vacinação. Apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que conferem imunidade geralmente ao longo do primeiro ano de vida (o que pode interferir na resposta à vacinação).

Os principais grupos de risco são as pessoas de seis meses a 39 anos de idade.