Prefeitura de Juruaia - ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Categoria -> Desenvolvimento Social

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Publicado Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019


No dia 5, a unidade Estratégia da Família, no distrito da Mata do Sino, deu início ao atendimento Psicológico, na vertente grupal, coordenado pela psicóloga Vera Magalhães, com uma equipe multidisciplinar e os demais membros da Unidade.

A finalidade dos GRUPOS OPERATIVOS/PSICOTERAPÊUTICOS

Segundo Pichon-Rivière, o grupo assemelha-se ao funcionamento do grupo familiar (como também propõe Zimerman, 2000) e pode ser definido como um “conjunto de pessoas reunidas por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe, implícita ou explicitamente, uma tarefa que constitui sua finalidade.

Um dos objetivos da técnica dos grupos opera é o de auxiliar na minimização dos medos básicos e o de favorecer o rompimento dos estereótipos que funcionam como barreira à mudança.

“A tarefa na terapia de grupo é se envolver em uma comunicação significativa com os outros membros do grupo, revelar-se, dar feedback válido e examinar os aspectos ocultos e inconscientes dos próprios sentimentos, comportamentos e motivação.

-Grupos operativos voltados ao ensino-aprendizagem. Zimerman (2000) resume essa modalidade em “aprender a aprender”. Parte-se do pressuposto de que a finalidade é a de treinar o grupo para desenvolver uma tarefa comum.

-Grupos comunitários. Um exemplo clássico são os grupos na área de saúde mental, como ilustra Zimerman (2000). Podem ser com crianças, adolescentes, gestantes, líderes comunitários, etc.; de caráter preventivo, de tratamento ou reabilitação.

É importante ressaltar que os grupos operativos  resultam em benefícios terapêuticos.


Compartilhar

           

Notícias relacionandas