Prefeitura de Juruaia - Descarte adequado e sustentável dos lixos hospitalares

Categoria -> Informação

Descarte adequado e sustentável dos lixos hospitalares
Publicado Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2017

O número de pessoas que fazem uso de medicações em seus domicílios tem aumentado nos últimos anos em Juruaia. Essa medicação gera resíduos que podem representar risco à saúde humana e ao meio ambiente se não houver o descarte adequado, como é o caso das seringas de insulina utilizadas em pacientes diabéticos.

Os problemas de saúde vão desde pequenas reações alérgicas até doenças mortais quando há o contato com o sangue através destes objetos perfurocortantes. Segundo o secretário municipal de saúde, Jaime Bardy, “devemos conscientizar a população para o descarte correto desses materiais, nossos agentes de saúde estão preparados para coletar esses lixos de forma correta, mas muitos de nossos pacientes precisam fazer o procedimento correto para que não haja riscos de contaminações.”

Neste sentido, o NASF, a farmácia básica e todos os ESF(s) do município estão promovendo a ação de descarte correto e sustentável. O principal objetivo é coletar os itens como lancetas, ampolas, seringas, agulhas, medicamentos vencidos e tantos outros materias que podem prejudicar a saúde e o meio ambiente, o armazenamento para descarte pode ser feito em qualquer embalagem rígida e que possua tampa.

A farmácia básica e os ESF(s) estão disponíveis para recolher os materiais, que devem ser entregues devidamente embalados, para que seja providenciado o devido descarte ambientalmente adequado.